terça-feira, maio 28, 2024
Destaques da SemanaNotícias

Segundo dia de congresso inicia com painel de debate sobre conjuntura e desafios da classe trabalhadora

 Postado 15/12/2023 10H17

Conjuntura nacional e desafios da classe trabalhadora, foram temas abordados pela mesa na abertura do segundo dia do XIV Concondsef e o V Confenadsef em Brasília. Os trabalhos foram coordenados pelo representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Frente Parlamentar Mista do Serviço Público (FPMSP) e a Federação Sindical Internacional (ISP).

O novo momento da conjuntura nacional é destacado pelo indicativos de recuperação econômica mas sem perspectivas de valorização para a classe trabalhadora, os sindicalistas entendem que o governo está perdendo oportunidades de mudar a relação da política com os trabalhadores e aprender com as lições de desastre vivenciadas recentemente, destacou a mesa.

Outro tema debatido e apresentado pela DIEESE, foram os desafios na disputa pelo modelo de estado em 2024, foi feito uma análise de construção de direitos sociais ao longo dos anos e enfatizado a importância da juventude se aproximar das lutas sindicais para oxigenar a defesa de pautas em defesa do trabalhador. Um quadro gráfico foi apresentado com as despesas dos orçamentos fiscais e gastos com a seguridade social por função no ano passado.

Após a explanação foi feita uma pausa para que os delegados pudessem se deslocar para a Esplanada dos Ministérios, onde ocorrerá uma ato de cobrança ao governo, para incluir na previsão de recursos no PLOA (Projeto de Lei Orçamentária Anual) e no PLDO (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) a recomposição salarial em 2024 dos servidores federais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *