segunda-feira, maio 27, 2024
Notícias

Caravana do SINDSEF-RO participa da aprovação da PEC 07 no Senado Federal

Foi aprovada na terça-feira (12/09) por unanimidade em votação no primeiro e segundo turno no plenário do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 07

Acima dos interesses políticos, foi aprovada na terça-feira (12/09) por unanimidade em votação no primeiro e segundo turno no plenário do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 07 que amplia até 1991, a transposição dos servidores do ex-território e pessoas que tiveram vínculo empregatício com o Estado de Rondônia e prefeituras. A proposta também resolve a transposição de Roraima e Amapá.

Para mobilizar a aprovação, o Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef-RO) patrocinou o deslocamento de ônibus com 40 servidores que representaram no plenário do Senado, os mais de 10 mil servidores que serão beneficiários pela PEC. A caravana foi organizada e liderada pelas diretoras do Sindsef-RO, Eva Bezerra, Eliete Azevedo e Iracema Sena e em Brasília ganhou apoio do diretor Herclus Coelho.

O apoio incondicional do Sindsef proporcionou que os servidores de Rondônia vivenciassem o momento histórico da aprovação da PEC 07, o reconhecimento por unanimidade de todos os senadores e o consenso de todos os partidos da situação e oposição, dando vitória histórica aos três estados. 

Para o presidente do Sindsef-RO, Almir José Silva, o protagonismo do Sindsef-RO ao possibilitar a participação da caravana na votação, cumpriu o papel de defender e reivindicar os direitos dos sevidores públicos que a partir da transposição serão representados pela entidade. “O Sindsef continua mobilizado na luta para garantir a votação e aprovação agora na Câmara Federal”, ressaltou.

Caravana e articulação

Apesar do cansaço do longo percurso de ônibus que saiu de Porto Velho no domingo e chegou na madrugada de terça-feira, os integrantes da caravana mantiveram o ânimo e algumas horas antes de iniciar a votação,  já estavam no Senado para reivindicar do senador Marcos Rogério (relator da PEC 07),  e demais parlamentares, a rejeição de emendas que pudessem prejudicar a aprovação.

Na entrada do Senado, a caravana do Sindsef foi recebida pelo senador Jaime Bagattoli que confirmou apoio para aprovação. Também foram feitos contatos com alguns deputados federais, a exemplo do deputado Fernando Máximo (líder da Frente Parlamentar pela Transposição) para reivindicar apoio e aprovação da Medida na Câmara.

A comitiva do Sindsef-RO foi destaque na galeria do Senado e permaneceu torcendo e mobilizando a aprovação da PEC 07, até o final da sessão que ocorreu em dois turnos. A cada discurso, a caravana era citada e homenageada pelos três senadores de Rondônia, Marcos Rogério, Jaime Bagattoli e Confúcio Moura e ainda por muitos outros senadores.

O papel fundamental do Sindsef-RO foi bastante reconhecido pelos servidores contemplados pela PEC 07 e representados na caravana de Rondônia. O agradecimento ao sindicato foi coletivo, de todos envolvidos, pelo apoio e acolhimento na causa e na oportunidade da caravana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *