Intoxicados DDT – Sindsef intensifica ações em Brasília com apoio de Acir Gurgacz, para audiência no Ministério da Saúde
O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO segue atuando de forma contínua e estratégica em busca de reparação aos servidores da extinta Sucam que se encontram intoxicados por DDT e sem assistência médica necessária para tratamentos.
Em Brasília, o presidente do Sindsef/RO, Almir José Silva e o diretor da Secretaria de Saúde do Sindsef, José Valério Gertrudes estiveram reunidos nesta quinta-feira (22/05), com o líder nacional do PDT, ex-senador Acir Gurgacz, com objetivo de reforçar e solicitar apoio na articulação da pauta dos servidores intoxicados, que ao longo das décadas de 1980 e 1990 foram intoxicados durante as ações de combate à malária.
“A cada dia nossos companheiros estão morrendo sem essa dignidade de ter o mínimo de plano de saúde para que se garanta, na fase que mais precisa, o tratamento de sua saúde a devido a urgência que o caso requer, principalmente devido ao alto número de mortalidade da categoria, lamentou o presidente Almir José.
Conhecedor da causa, Acir Gurgacz prontamente protocolou um pedido de audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do tema. “Precisamos cuidar da saúde dos sucanzeiros que cuidaram da saúde de toda população do no passado”, afirmou.
Apesar da urgência, o tema não tem recebido a atenção dos parlamentares e a Proposta de Emenda Constitucional – PEC 101 que requer assistência médica aos intoxicados e suas esposas, aprovada no Senado em 2019, continua engavetado na Câmara dos Deputados.
Segundo Almir José, caso a audiência com o ministro da Saúde seja confirmada, o Sindsef/RO e a Condsef pretendem convocar uma mobilização nacional de todos os servidores intoxicados da ex-Sucam, para uma grande manifestação em Brasília de forma a chamar a atenção das autoridades e da sociedade para essa causa urgente e humanitária.