sábado, maio 18, 2024
DESTAQUENotícias

Sindsef participa de reunião com os servidores do Ibama em Porto Velho

 Postado 25/01/2024 19H48

Na tarde desta quarta-feira (24), no auditório do Ibama em Porto Velho, foi realizado reunião com os servidores do órgão para discutir pautas pertinentes a categoria e organizar um planejamento estratégico com intuito de pressionar o Governo Federal por uma reestruturação nas carreiras e salários. Estiveram presentes na reunião, o presidente do Sindsef/RO Almir José, o secretário jurídico Francisco Torres, a secretária de formação sindical Eva Bezerra, a secretária de aposentados e pensionistas Iracema Sena e a secretária de meio ambiente Reneide Martins, além do advogado representando o Escritório Fonseca & Assis, Denyvaldo Júnior.

Na oportunidade, o servidor Emerson Aguiar, que faz parte do Departamento Nacional dos Trabalhadores do Meio Ambiente – DENTMA, na Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal – Condsef, fez uma explanação de como estão os trabalhos na mesa de negociação do Ibama em Brasília e informou que está agendada para o dia 1° de fevereiro uma reunião para discutir melhorias salariais e condições de trabalho.

O Ministério do Meio Ambiente afirmou que a reorganização das carreiras do Ibama é uma prioridade da pasta e que está em constante diálogo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para apresentar um cronograma das próximas etapas de negociação.

O Presidente do Sindsef, Almir José, colocou o sindicato a disposição dos trabalhadores do Ibama para organizar o enfrentamento e dar suporte logístico necessário em caso de greve geral, “O Sindsef está empenhado e  acompanhando de perto as mesas de negociação, reestruturação da carreira e salários dignos aos servidores, se a resposta do Governo não for satisfatória, estamos juntos para deflagrar greve e pressionar as autoridades” frisou Almir José.

O advogado Denyvaldo Juúnior, explicou sobre como funciona o direito de greve do servidor público, principalmente aos novos empossados que estão em estágio probatório. É importante frisar que o movimento é voluntário, mas a participação de todos é essencial para garantir direitos, aumento da remuneração, impedir a redução das verbas salariais e perda de benefícios, dentre outros motivos.

Na próxima quinta-feira, dia 1º de fevereiro, o Sindsef realizará café da manhã no Ibama em Porto Velho, com o objetivo de buscar a adesão dos servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que já aderiram a paralisação nacional e reivindicam gratificação por atividades de risco e paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *