segunda-feira, junho 17, 2024
DESTAQUE

Abaixo-assinado do Sindsef em repúdio a postura discriminatória do governo em relação a servidores aposentados

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais em Rondônia – Sindsef/RO está recolhendo assinaturas nas Coordenações Regionais e na Sede Administrativa para fortalecer o repúdio em relação à prática atual do governo federal, que ignora completamente a participação de aposentados e pensionistas nas discussões sobre recomposição salarial. Esta atitude é desrespeitosa e ultrajante para com os servidores aposentados que dedicaram sua juventude, saúde e conhecimento em prol do serviço público e da sociedade.

Essa postura revela um claro preconceito etário, demonstrando desconsideração pelas pessoas idosas. A falta de sensibilidade evidencia a negligência do governo federal em relação aos servidores aposentados, que nesta fase da vida enfrentam altos custos com tratamentos médicos, remédios, alimentação saudável e necessidades básicas. Além de que nessa faixa etária, torna-se quase impossível arcar com os custos elevados dos planos de saúde.

Para o Sindsef/RO, a exclusão dos aposentados nas negociações vai contra o princípio de paridade que garante aos servidores públicos federais o direito de terem seus benefícios de aposentadoria ajustados de acordo com as mudanças nos salários dos servidores ativos, na mesma proporção e período.

É fundamental reiterar a importância e o merecimento dos aposentados e pensionistas na economia nacional, pois representam cerca de 15% da população do Brasil.

O abaixo assinado será encaminhado ao governo federal, representado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nas mesas de negociação, reivindicando a inclusão dos aposentados e pensionistas nas propostas de reajuste salarial para 2024, bem como a implementação de políticas públicas adequadas para fortalecer e garantir os direitos e a dignidade na velhice da pessoa humana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *