DESTAQUENotícias

Entidades sociais e sindicais preparam programação para lembrar os 30 anos do Massacre de Corumbiara

No próximo sábado, 9 de agosto, completam-se 30 anos do massacre ocorrido na Fazenda Santa Elina, em Corumbiara (RO), um dos episódios mais violentos da história dos conflitos agrários no Brasil. Para marcar a data, organizações sociais, entidades sindicais e movimentos estudantis organizam um dia de atividades que visam homenagear as vítimas, reivindicar justiça e chamar a atenção da sociedade e das autoridades para os desafios atuais enfrentados por trabalhadores rurais e povos indígenas.

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia (Sindsef) apoia a iniciativa, destacando a importância do evento para o resgate da memória histórica e para o debate sobre as ameaças enfrentadas por servidores públicos que atuam na demarcação de terras e na preservação ambiental no estado.

O episódio, ocorrido em 1995, resultou na morte de ao menos 12 camponeses e deixou dezenas de feridos entre os trabalhadores rurais sem-terra que ocupavam a fazenda. O caso tornou-se símbolo da luta pela reforma agrária e da violência estrutural no campo brasileiro.

A programação dos 30 anos reunirá organizações de solidariedade e defesa de direitos humanos, advogados, jornalistas, grupos de pesquisa da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), além de entidades estudantis e sindicais. Todas essas forças se somam ao Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina (CODEVISE) e a organizações camponesas com o objetivo de preservar a memória das vítimas e denunciar os crimes praticados pelo latifúndio contra camponeses e povos indígenas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *