DESTAQUENotícias

Reforma Administrativa não será pautada em 2025 após pressão sindical

 

A força da classe trabalhadora conquistou uma importante vitória nesta semana. Durante live promovida pela Condsef/Fenadsef e pelo Sindsep-DF na última terça-feira (16), foi anunciado que a PEC 38/25 — a nova face da reforma administrativa — não corre o risco de ser pautada no Plenário da Câmara dos Deputados em 2025.

A notícia foi confirmada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. Segundo o parlamentar, a articulação política e a pressão das bases foram determinantes para afastar a ameaça imediata de votação.

Desde que a proposta de Hugo Motta, Pedro Paulo e Zé Trovão surgiu no cenário legislativo, o Sindsef-RO, em conjunto com a Condsef, esteve na vanguarda da resistência. O sindicato intensificou o diálogo com a bancada federal de Rondônia e mobilizou os filiados para denunciar os prejuízos contidos no texto, que visava atacar a estabilidade e a qualidade do atendimento à população.

default

“Sempre estivemos à frente desta luta. O Sindsef-RO entende que a unidade com a Condsef é o que nos dá peso em Brasília para barrar retrocessos que tentam transformar o serviço público em mercadoria”, destaca o Presidente Almir José.

Havia um risco real de que o presidente da Câmara tentasse “atropelar” o rito legislativo, apensando a PEC 38/25 à antiga PEC 32/20, isso permitiria que a matéria fosse direto ao Plenário, sem o debate necessário nas comissões.

Segundo Correia, é muito difícil que a proposta prospere no próximo ano, dado o desgaste político e a resistência dos servidores. O trabalho de pressão surtiu efeito direto, levando 33 deputados a formalizarem a retirada de apoio à proposta até o momento.

Apesar do recuo dos parlamentares favoráveis à reforma, o objetivo agora é organizar uma contraofensiva para 2026, focada não apenas em barrar ataques, mas em fortalecer o serviço público e garantir novos direitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *