segunda-feira, setembro 9, 2024
Sem categoria

Sindsef reivindica ao deputado Ismael Crispin audiência para solucionar emissão de certidões dos servidores transpostos

Os servidores transpostos de Rondônia estão enfrentando uma jornada exaustiva ao tentarem reivindicar sua aposentadoria, especialmente devido à necessidade de obter diversas certidões para iniciar o processo. Essa situação foi apresentada ao deputado estadual Ismael Crispin (MDB) durante uma reunião com dirigentes do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO, na tarde de terça-feira (20/08).

Na ocasião, os representantes solicitaram ao deputado seu apoio para a realização de uma audiência pública que possibilite discutir a viabilidade de um convênio ou integração entre as instituições estaduais Segep (Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas), Iperon (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia) e INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Esses órgãos são responsáveis pela emissão das certidões necessárias à Digep (Divisão de Gestão de Pessoas), que por sua vez exige tais documentos para dar ingresso aos pedidos de aposentadoria dos servidores federais.

É importante ressaltar que existem casos frequentes em que, após meses de espera, alguns documentos apresentam erros, o que resulta no impedimento de todo o processo. Nessas situações, o servidor é obrigado a retornar ao órgão e se posicionar novamente no final da fila para solicitar a correção.

De acordo com o Sindsef/RO, essa situação se torna ainda mais cansativa para os servidores que vivem no interior do estado. Outra preocupação do sindicato é que tal morosidade tem levado, inclusive, muitos servidores a perder prazos e acabar caindo na aposentadoria compulsória, o que traz grandes prejuízos financeiros.

Ismael Crispin entendeu as dificuldades enfrentadas pelos servidores e se comprometeu a propor uma audiência pública, que está prevista para ocorrer após o mês de novembro. “A audiência terá como objetivo principal buscar uma forma das entidades se comunicarem e alimentar a Digep com as informações necessárias para tornar a caminhada dos servidores mais célere”, declarou o deputado.

“Agradecemos a atenção do deputado e aguardamos o agendamento da audiência para dar voz as centenas de servidores que sofrem com a burocracia e morosidade para conseguir ter acesso as certidões”, afirmou Flávia Hiromi em nome da diretoria do Sindsef.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *