domingo, julho 21, 2024
DESTAQUE

Servidores do Ibama, ICMBio e SFB entram em greve a partir de 4 de julho em Rondônia

Servidores da carreira de especialista do meio ambiente do Ibama, ICMBbio e Serviço Florestal Brasileiro, em Rondônia, confirmaram por ampla maioria e uma abstenção, em assembleia hibrida (presencial e virtual), realizada pelo Sindsef/RO, nesta segunda-feira, 01 de junho, a decisão de iniciar greve por tempo indeterminado em todo estado.

A greve ocorrerá a partir de quinta-feira, 4 de junho, paralisando as atividades e serviços ambientais, como licenciamento, fiscalização, concesão florestal, pesquisas e atividades em unidades de conservação e outros, mantendo somente os serviços essenciais prestados pelos servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Serviço Florestal Brasileiro.

Os servidores reivindicam principalmente, a retomada da mesa de negociação, melhoria de condições trabalho, reestruturação de carreiras, recomposição salarial, diminuição do fosso entre os servidores de Nível Superior, Nível Intermediário e Nível Auxiliar e a realização de Concurso Público para diminuir a atual defasagem do quantitativo de servidores em toda área ambiental federal.

De acordo com o servidor do Ibama, Emerson Aguiar, que é integrante do Departamento de Meio Ambiente da Condsef/Fenadsef, diante do impasse nas negociações, as entidades sindicais propuseram abrir mão de algumas demandas, no entanto, o governo encerrou as negociações sem alcançar um acordo com a categoria.

“Nos últimos dez anos, houveram mudanças na gestão ambiental, além dos crimes ambientais, os servidores também passaram a atuar no combate ao crime organizado, em licenciamentos em empreendimentos de grande complexibilidade, na gestão de unidades de conservação muitas vezes negligenciadas pelo governo e outras atividades em áreas de risco, apesar do número insuficiente de servidores”, explicou Emerson.

Sindsef

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef/RO apoia a decisão dos servidores. Segundo o presidente, Almir José Silva, a entidade está disponibilizando apoio jurídico e toda a estrutura necessária durante o período de greve.

“É fundamental oferecer segurança jurídica aos funcionários para que possam exercer seu direito de greve de maneira legal e evitar possíveis prejuízos no futuro. Com empenho dos servidores e apoio do sindsef acreditamos que possamos avançar na negociação com governo”, afirma Almir José.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *